7 chás que podem ajudar a perder peso

0
21039
copo-de-cha-para-perder-peso-com-vista-de-cima-de-tulipa-amarela

7 chás que podem ajudá-lo a perder peso

Os sites não param de falar sobre chás para emagrecer, mas a maioria é apenas isso: conversa. Para todos os influenciadores do Instagram que vendem esses milagrosos drinques “teatox”, cheios de ingredientes misteriosos impronunciáveis, não há muita ciência para respaldar suas alegações.

 Mas você sabe o que tem de ciência? Aquela velha caixa de chá que você tem no seu armário agora. 

Um estudo publicado recentemente no European Journal of Nutrition descobriu que, ao diminuir os níveis de bactérias promotoras de obesidade no intestino, ao mesmo tempo em que aumenta o número de bactérias que apoiam a massa magra, o chá preto pode promover perda de peso saudável. “Alguns componentes do chá preto ficam no intestino e servem como combustível [ou prebióticos] para bactérias” amigáveis ​​”no intestino”, explica Jennifer McDaniel, RDN, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética que não esteve envolvida no estudo. “Essas mudanças nas bactérias intestinais influenciam positivamente o metabolismo energético e podem ser responsáveis ​​por uma modesta perda de peso.”

E não é apenas o chá preto que tem benefícios para perda de peso. “Enquanto nenhum chá ou bebida à base de plantas levará a perda de peso significativa, pode haver ingredientes em chás ou bebidas à base de plantas que direta ou indiretamente suportam a perda de peso, além da dieta correta e exercício”, diz McDaniel.

Aqui, sete tipos comuns de chá que podem ajudá-lo a perder peso – direto da prateleira, sem o endosso da celebridade necessário.

GUIA PRÁTICO DA ALIMENTAÇÃO LOW CARB

Chá verde 

Há algumas evidências de que o chá verde, como o chá preto, pode ajudar as pessoas a perder peso – graças aos compostos antioxidantes, chamados catequinas, encontrados em folhas secas de chá verde. “As catequinas do chá verde podem estimular o sistema nervoso simpático a aumentar o gasto de energia e promover a oxidação da gordura. Algumas pesquisas sugerem que o consumo a longo prazo de catequinas pode até reduzir o risco de doença cardíaca, impedindo a formação de colesterol LDL, que é a principal causa de aterosclerose, ou artérias entupidas, bem como diminuir a gordura corporal. Recomenda-se beber ao menos quatro xícaras de chá verde regular (não descafeinado) para colher os benefícios.

Leia também – A verdade sobre o colesterol

Chá branco 

Ao contrário do chá verde ou preto, as folhas de chá branco não são oxidadas e, portanto, mantêm uma alta concentração de catequinas”, diz McDaniel. “As catequinas do chá branco podem aumentar o metabolismo e promover a perda de gordura abdominal e peso corporal. Como o chá verde, a combinação de catequinas e cafeína funciona de maneira sinérgica para promover a perda de peso. Então, novamente, opte por cafeína. Apenas não beba logo antes de dormir.

Chá de camomila 

Flavonoides encontrados no chá de camomila podem promover o relaxamento e ajudar os indivíduos a adormecer mais rápido. É sabido que a privação do sono impede o progresso da perda de peso. Então, se os indivíduos conseguirem dormir melhor bebendo chá de camomila, isso pode indiretamente ajudá-los a perder peso. Quando se trata de dormir, é tudo uma questão de rotina – fazer daquela xícara de camomila parte do ritual noturno da hora de dormir.

Chá oolong 

Como o chá verde e o preto, o oolong também contém polifenóis do chá que podem oferecer benefícios para a saúde. Semelhante ao chá verde, sugere-se que o chá oolong poderia diminuir o conteúdo de gordura corporal e reduzir o peso corporal melhorando o metabolismo da gordura. Alguns estudos pequenos também mostram que o chá oolong pode elevar levemente o metabolismo em cerca de 3%, embora sejam necessárias mais pesquisas para determinar se isso é um aumento do metabolismo a curto prazo ou se tem um efeito mais duradouro. Pesquisadores também não sabem se o aumento do metabolismo se deve aos antioxidantes que o oolong contém ou à cafeína – por isso, vá em frente e compre também o seu oolong com cafeína.

Chá de Hortelã 

Hortelã tem sido ligada à saúde digestiva, uma vez que ajuda a relaxar os músculos intestinais do corpo. Mas tem sido sugerido que hortelã e hortelã-pimenta podem ajudar na perda de peso por meio da supressão do apetite. Um estudo descobriu que, quando as pessoas inalavam hortelã a cada duas horas, elas ingeriam automaticamente 2.800 calorias a menos por semana.

 Chá de Dente de Leão 

Se precisar eliminar um pouco de água, o chá dente de leão pode ajudar. Isso porque os componentes do chá trabalham para aumentar a produção de urina. O chá de dente-de-leão pode ser útil quando estiver inchado com uma refeição com alto teor de sódio, pois as propriedades diuréticas podem ajudar o corpo a reter água e sal.

Você verá a escala abaixar conforme você perde peso. os efeitos são de curto prazo e não refletem o verdadeiro peso ou a perda de gordura. O chá de Rooibos embalado nesta planta sul-africana é um flavonoide chamado aspalatina, que poderia potencializar seus esforços de perda de peso. A aspalatina pode ajudar a equilibrar o açúcar no sangue e melhorar a resistência à insulina. Se a resistência à insulina é melhorada, os carboidratos são metabolizados de forma mais eficiente, permitindo que os carboidratos sejam usados ​​para armazenamento de energia ao invés de armazenamento de gordura”.

Mas lembre-se, emagrecer requer um conjunto de atitudes e ferramentas para que aconteça de forma saudável, consistente e de forma definitiva. Os chás são apenas mais uma estratégia para você incorporar ao seu estilo de vida para ganhar mais saúde.

Adriana Araújo, coach de emagrecimento e graduanda em nutrição, adepta do Low Carb desde 2014. Emagreci 35kg sem sofrer e sem passar fome! Aqui você vai encontrar dicas e relatos sobre minha rotina na dieta low carb, receitas e muito mais. Seja bem-vindo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.